quinta-feira, 19 de julho de 2012

Persuasão - Jane Austen

Um livro conhecido como Orgulho e Preconceito, adaptado para o cinema, "romance para mulheres", crítico em relação às relações sociais da Inglaterra provinciana, com uma heroína forte, diferenças de classes entre o "mocinho" e a "mocinha", entre outras características. Lendo a sinopse de Persuasão tem-se características muito próximas, o que pode se tornar um senão para a leitura desse livro (afinal, quem leu um leu todos).

Mas felizmente, apesar das semelhanças, Persuasão é mais profundo, mais maduro (devido certamente à fase que a autora o escreveu: já mais para o fim de sua vida), mais reflexivo, mais irônico e até mesmo menos óbvio. 

A história mostra como Anne Elliot foi persuadida a abdicar de um pretendente, Capitão Wentworth, pelo fato do mesmo ser pobre, não possuir títulos e nem familiares importantes. Passados sete anos eles se reencontram e a paixão (ou amor?) que ambos pensavam estar morto, volta a ser sentido, mesmo que demonstrado muito discretamente.

Os familiares arrogantes e orgulhosos estão presentes nessa história, especialmente na figura do pai e irmãs de Anne Elliot. Nesse ponto a história é bastante semelhante a Orgulho e Preconceito, pois tanto Lizzie Bennet, a heroína de O&P, quanto Anne Elliot sentem-se deslocadas dentro de suas próprias casas. Mas educadas e generosas como são conseguem se sobressair a esses infortúnios e mostram o quanto verdadeiramente merecem os títulos que possuem (ou não).

Um dos pontos-chave de Persuasão é mostrar como eram as relações naquela época, não admitia-se o casamento com alguém mais pobre ou que não estivesse no mesmo nível social, que foi o que aconteceu com Anne no início da narração. Percebe-se também que as mulheres eram criadas para serem donas de casa, submissas aos maridos e não precisavam e nem eram incentivadas (acredito até no contrário) a estudarem e serem mais cultas. Nas histórias de Jane Austen as heroínas conseguiram unir o bom casamento ($) com o amor, mas é claro que nem sempre acontecia isso.

A ambientação na qual passa a história é um caso a parte, é muito bom ler como eram os costumes e modos de vida antigos e de um país completamente diferente do nosso (também pode ser visto nos livros de Agatha Christie e Sir Artur Conan Doyle e na série de televisão Downtown Abbey). Em todos esses exemplos o que garante a magia da leitura é a descrição muito bem elaborada das vestimentas, das casas, das falas e tratamentos que nos transportam para aquela época e faz com que uma viagem no tempo fosse possível.

Ao final da leitura percebe-se que apesar das semelhanças entre as obras de Jane Austen cada uma tem características próprias que as tornam únicas e sendo únicas merecem uma leitura sem pré-conceitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...