terça-feira, 17 de julho de 2012

A Busca do Graal – Bernard Cornwell


Essa trilogia é formada pelos livros O Arqueiro, O Andarilho e O Herege e conta a história de Thomas de Hookton, filho bastardo de um padre, inglês e que após a destruição de sua vila vira arqueiro nas guerras entre França e Inglaterra (Guerra dos Cem Anos). E nessa turbulência toda ainda surge a hipótese de que seu falecido pai tenha sido portador do Graal, ficando a cargo dele descobrir se é verdade e caso se confirme, onde está a relíquia maior da cristandade.

Nas suas andanças entre França e Inglaterra, Thomas conhece muitas pessoas que o apoiam na sua busca, inclusive algumas que eram seus inimigos. Tem romances intensos com mulheres que encontra na sua caminhada, mulheres bastante diferentes entre si, mas que o marcam cada uma a sua maneira. Faz amizades profundas e perde os amigos de forma muitas vezes trágicas e não bastasse sua busca pelo Graal e as guerras das quais participa ainda inclui a vingança de seus amigos a suas metas pessoais.

Antes de ler qualquer coisa de Bernard Cornwell ouvia falar muito bem de seus livros, da forma como descrevia a história, misturando história e ficção de uma forma como poucos. Concordo com tudo o que foi falado a respeito dele. Os livros são bem escritos, com descrições memoráveis, especialmente das lutas, e aqui tem o único porém da escrita de Cornwell: como a história é formada por três livros, em todos há descrição das lutas o que torna a leitura um pouco enfadonha a partir da segunda vez.

A história mostra também a relação entre as pessoas e a igreja, mitos, medos, crenças e principalmente e hipocrisia dentro da própria instituição, que se utilizava das fraquezas e medos junto com torturas para conseguir aquilo que queriam (isso na época da inquisição).

Resumindo: a história é boa, bem contada e após o término fica o gostinho de quero mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...