domingo, 7 de março de 2010

O Silmarillion - JRR Tolkien

Esse livro relata os acontecimentos da Primeira Era do Mundo. São histórias ocorridas muito antes de O Senhor dos Anéis (fim da Terceira Era).

Na Primeira Era, Fëanor, um príncipe elfo de extremo renome e sabedoria, cria as Silmarils, jóias lindíssimas e únicas. Morgoth, o Senhor do Escuro e Inimigo dos povos livres, rouba as Silmarils de Fëanor. Este e seus filhos fazem um juramento para recuperar as jóias. Todas as guerras travadas entre os exércitos de Morgoth e os elfos são os relatos principais em O Silmarillion.

Esse livro ainda relata o aparecimento dos homens e sua aliança com os elfos. Bem como o aparecimento dos anões. Traz também os contos de Beren e Lúthien e dos Filhos de Húrin de forma resumida.

Em outra parte o livro fala um pouco sobre Númenor e sua queda. 


O que mais chama a atenção nesse livro são as traições e o orgulho das pessoas. Muitas guerras e desencontros poderiam ser evitados se não fossem esses fatores.

Desde que eu li a primeira vez me apaixonei pela Primeira Era do Mundo. São lugares e personagens tão diferentes de O Senhor dos Anéis e ao mesmo tempo tão fascinantes, cada qual com suas particularidades, fraquezas, amores que os tornam especiais na mitologia escrita por Tolkien.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...